Girassol: A flor da Felicidade

O girassol representa a felicidade, sua cor simboliza o calor, entusiasmo, vitalidade e novos desafios a caminho.

A flor do sol em forma de buquê feito pela Floricultura Maxx Flowers.
Buquê de Girassóis

Beleza, alegria e muita energia positiva são alguns dos benefícios que os girassóis transmitem onde forem dispostos. A nobreza da flor está presente até em seu nome científico Helianthus annus, em que Helianthus significa “flor do sol”. Além de bela e chamativa, qualidades que a tornam uma excelente planta ornamental, essa flor é muito útil e é possível aproveitar todas as suas partes. Por isso, neste mês de Outubro, faremos postagens semanais, para ajudar você a saber como cuidar de girassol da melhor forma possível, entre outras curiosidades a respeito desse flor exuberante.

Então, um bom motivo para ter a flor do sol no jardim é que, ela oferece um fruto seco, chamado de cípsela, cujas sementes são muito apreciadas cruas ou assadas em diversas receitas e ainda podem ser usadas para extração de óleo vegetal.

Além disso, a forma exótica e o tom amarelo alaranjado vibrante dos girassóis proporcionam mais vida e dinamismo aos ambientes. Já as espécies plantadas no jardim brilham de forma majestosa, sendo assim, chamam a atenção de todos com sua rotação sempre voltada para o sol.

Características:

Originário da América do Norte, o girassol se reproduz por meio de sementes e é uma planta resistente e robusta, cujas flores surgem na primavera e no verão, porém podem aparecer o ano todo, sobretudo, sob temperaturas entre 18 e 30°C. Hoje, o consumidor tem à sua disposição não só a espécie tradicional — que pode atingir cerca de três metros de altura —, como também os minigirassóis (Helianthus annus nanus), que são muito utilizados em decoração de interiores e até mesmo em buquêspresentes e ornamentação de festas

Curiosidades sobre o quadro Girassóis, de Van Gogh:
A flor do Sol. Quadro de Girassóis feito por Van Gogh 1888
Quadro de Girassóis por Van Gogh

Veja, esta é uma, das quatro pinturas dos girassóis que datam entre Agosto e Setembro de 1888. Van Gogh pretendia usar as pinturas para decorar a sala de Gauguin, na casa amarela de Arles, no sul da França. Ele e Gauguin trabalharam juntos entre Outubro e Dezembro de 1888.

Van Gogh escreveu para seu irmão Theo em agosto de 1888:

“Sou intenso nisso, pintando com o entusiasmo de um marselhês comendo bouillabaisse, o que não vai surpreendê-lo quando você sabe que o que eu estou pintando são alguns girassóis.
Se eu levar a cabo esta ideia, haverá uma dúzia de painéis.
Então a coisa toda será uma sinfonia em azul e amarelo.
Estou trabalhando nisso todas as manhãs desde o nascer do sol, pois as flores desaparecem tão rapidamente. Estou agora na quarta pintura de girassóis. Este quarto é um arranjo com 14 flores … dá um efeito singular.”

Este é, provavelmente, o quadro mais conhecido de Van Gogh, considerado uma façanha em termos técnicos, pois é quase todo pintado em amarelo. Esta cor, aliás, foi a sua favorita, preferência que se manifestou em Paris, sob a influência da arte japonesa.

Gostou de conhecer sobre origem e curiosidades do girassol? Visite nosso Instagram @floriculturamaxxflowers e veja vários arranjos feitos com girassol.

Acompanhe os próximos posts sobre essa flor do sol, encantadora…


Fonte:

http://vivendoavidabemfeliz.blogspot.com/

https://www.significados.com.br/flor-de-girassol/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *