Aproveite por completo o seu Girassol!

Utilizando por completo o seu Girassol
A beleza dos Girassóis

Utilizando por completo o seu Girassol, tanto as suas sementes, a flor cortada quanto a flor plantada; são benefícios de quem sabe como cuidar da flor do sol.

Cuidados Básicos:

Entre as maneiras de como cuidar de girassol, há diversas dicas e alguns cuidados específicos podem ajudar no cultivo da planta. Entre as dicas para cuidar de girassóis estão:

– Fazer escoras: 

O girassol de caule longo podem pender um pouco por conta da altura e do peso; por isso, a dica é que ao longo do crescimento da planta seja colocada uma escora ao lado do caule; que deve ser cuidadosamente amarrado, garantindo que a planta não penda.

– Evite locais com chuvas: 

Os girassóis não adaptam-se em solos encharcados; por isso, a dica é evitar o plantio e/ou cultivo em locais com grande incidência de chuvas fortes.

– Temperatura ideal: 

Assim como qualquer outra espécie de planta, a temperatura do ambiente e local de plantio também é importante. E neste caso, o ideal é que o ambiente tenha entre 18 e 30°C. Pois, as temperaturas muito baixas podem impedir a germinação da semente ou até mesmo danificar a flor.

Como manter o girassol longe de pragas?

É claro que uma planta tão bonita não ficaria livre de pragas, não é mesmo? Porém, se essa é a sua maior preocupação, saiba que, somente os girassóis plantados diretamente no solo, em jardins externos, é que estão mais expostos a essas situações.

Primeiramente, é bom lembrar que a planta é muito resistente às pragas, mas pode ser que as suas flores sejam vítimas das mariposas; pois elas depositam seus ovinhos bem no meio da flor e, caso isso ocorra, será necessário que você os remova um por um. Em seguida, outra situação comum é que os fungos causem à planta o surgimento de mofo ou ferrugem. Sendo assim, para prevenir que isso ocorra com os seus girassóis, é fundamental aplicar um pouco de remédio fungicida; encontrado em lojas especializadas, como por exemplo, as floriculturas.

O que fazer com o excesso de pássaros?

Todavia, os girassóis também estão sujeitos aos pássaros, que se alimentam deles. Assim, vale a pena colocar uma tela sobre a flor, para evitar que isso aconteça. Porém, recomenda-se fazer isso apenas se você observar o aparecimento de uma quantidade considerável de pássaros. Pois isso, é um processo natural que, inclusive, deve ser respeitado.

Aproveitamento:

Exitem ainda, outras formas de estarmos utilizando o girassol por completo, assim, aproveitando dele ao máximo. Pois, além de decorar e alegrar nosso dia, com a flor in natura, podemos também usa-lo no modo seco, flor de corte ou pelas sementes.

Girassóis secos

Muitas pessoas secam os girassóis, pois podem usá-los em arranjos de flores e em outros trabalhos de artesanato. Para isso, primeiramente é preciso colher as flores quando ainda estiverem bonitas e abertas, deixando aproximadamente 60 centímetros de pedúnculo. Em seguida, coloque-as numa vasilha com a haste pendurada sobre a borda e cobra com cristais de sílica gel, para absorve a água e é facilmente encontrado no comércio. Após isso, deixe secando por 10 dias. Assim, seu girassol, ficará no modo, desidratado, mantendo a sua cor e resistência por bastante tempo.

Flores cortadas
Utilizando por completo o seu Girassol
Buque de girassol

Há quem prefira cortar os girassóis para usá-los na decoração de forma natural, pois acreditam que a flor se apresenta de forma mais bela. Existem técnicas simples, que os conservam por mais tempo. Após colher as flores, misture num recipiente um pouco de conservante floral e água morna. Depois, corte os pedúnculos na altura que desejar e tire as folhas. Finalizando, organize os girassóis na água, que deve ser trocada quando estiver turva, pois o mantêm saudável.

Armazenamento de sementes

Outra forma estar o utilizando por completo o girassol, é preservando suas sementes, pois, podem ser utilizadas em pratos culinários, como saladas e para a alimentação de pássaros. A conservação é simples.

Primeiramente, é preciso deixar as flores secarem até que sua parte de trás fique amarelada e as sementes comecem a escurecer. Depois disso, corte as cabeças e pendure-as viradas para baixo num local seco e quente. As sementes começarão a cair. Desse modo, coloque embaixo dos girassóis um balde ou um saco para colhê-las. Após algumas semanas, pegue as sementes e deixe-as secando por um ou dois dias. Finalmente, guarde-as em um recipiente bem fechado e num local fresco e escuro.

Agora que você aprendeu sobre o aproveitamento do girassol… Presenteie com girassóis. Não há como não amar!

Visite nosso Instagram @floriculturamaxxflowers e veja vários arranjos feitos com girassol.

Acompanhe nossos outros posts sobre essa flor encantadora…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *